
Tipos de fechos de jóias
Março 29, 2022As pedras preciosas, também chamadas pedras preciosas e pedras de joalharia, são as pedras únicas, mais milagrosas e mais raras da natureza. Há séculos atrás, as pessoas sonhavam em ter estes minerais preciosos, mas poucos podiam comprá-los. No passado, a posse de pedras atestava poder, riqueza e pertença a uma classe.
Eram utilizadas para decorar coroas, tiaras, jóias e vestes de coroação, o que as tornou conhecidas como pedras preciosas. Estes minerais altamente valiosos também adornavam objectos de culto e templos, e eram tratados como talismãs protectores. Há anos que são criados pela natureza em diferentes partes do mundo, razão pela qual encantam pela sua beleza e encanto únicos. É compreensível que, durante séculos, estas jóias tenham incentivado os joalheiros de todo o mundo a decorar com elas os adornos corporais da mais alta qualidade.
As jóias com pedras preciosas, devido à sua singularidade, são consideradas as mais belas e valiosas. Além disso, o seu encanto não passa nem desaparece, porque foi valorizado há milhares de anos, e a sua popularidade não enfraquece, mas até aumenta sazonalmente. As jóias com pedras, graças ao seu elevado valor e à raridade das pedras, são consideradas as mais desejáveis e as mais caras entre os produtos disponíveis no mercado.
Propriedades das pedras preciosas
O preço e o valor das pedras preciosas são determinados pelo seu tamanho, peso, cor, brilho, corte, clareza, translucidez, índice de refração, dispersão, clivagem, fratura, fenómenos ópticos invulgares e raridade. As pedras preciosas, em comparação com outras pedras naturais, caracterizam-se por uma elevada dureza, que é determinada com base na escala aproximada de Mohs, segundo a qual é atribuído às pedras um valor de 0 a 10.
Quanto mais elevado for o valor da dureza, maior é a durabilidade da pedra e mais elevado é o preço que lhe está associado. As pedras mais duras são mais desejadas pelos joalheiros, porque há um menor risco de danos no processo de cravação das pedras. As pedras mais preciosas têm normalmente um valor superior a 7 na escala de Mohs, mas esta não é a caraterística mais importante.
Para além da dureza, as pedras preciosas mais caras caracterizam-se por uma cor única – constituída pelo seu tom, tonalidade e saturação, elevada transparência e brilho, que é obtida através da técnica de lapidação. O método de lapidação é selecionado de forma a realçar a beleza e as melhores características da pedra. São frequentemente polidas de forma multifacetada, criando janelas simétricas – chamadas facetas, em toda a superfície da pedra, de modo a expor os seus efeitos ópticos coloridos, o seu brilho e a eliminar vários tipos de manchas e defeitos, tais como fissuras, bem como inclusões de outros minerais. Vale a pena saber que as pedras preciosas, devido à sua raridade, têm as suas reconstruções mais baratas criadas em laboratórios. As pedras sintéticas apresentam características físicas e químicas quase idênticas às das pedras criadas naturalmente, mas a vantagem das pedras naturais é a sua singularidade, muitas vezes visível nos outros minerais que se encontram no interior da rocha.
Graças a estes elementos, a pedra preciosa prova a sua origem natural e a sua autenticidade, pois cada uma delas é única. O diamante, o rubi, a safira e a esmeralda são considerados as pedras preciosas mais raras, mais belas, mais duradouras e mais caras, razão pela qual se tornaram a nossa escolha e as adicionámos à nossa oferta.
As pedras preciosas GAVBARI têm a forma de contas com um diâmetro de 3 mm e 6 mm. Têm um orifício, que é utilizado para enfiar em cordões de jóias, fios, alfinetes ou outros fios de jóias, de modo a criar obras-primas fenomenais com pedras. Na indústria da joalharia, os rubis, as safiras e as esmeraldas, devido ao seu elevado valor, são normalmente combinados com metais preciosos, na maioria das vezes ouro e prata, pelo que também o encorajamos a familiarizar-se com a nossa vasta oferta de achados de prata e achados de ouro. Os artigos de joalharia que lhe propomos permitir-lhe-ão criar fácil e rapidamente jóias que o encantarão pela sua beleza e ganharão um novo significado.
A esmeralda
A esmeralda, chamada o rei das pedras preciosas, é, a seguir ao rubi e à safira, uma das pedras coloridas mais valiosas e mais desejadas do mundo. É uma variedade de berílio da família dos silicatos, e o seu nome vem da palavra grega “smaragdos”, que significa pedra verde.
As minas de esmeralda mais antigas, na região do Mar Vermelho, eram conhecidas como as minas de Cleópatra, porque as suas jóias eram frequentemente decoradas com esta pedra preciosa verde e, supostamente, ela tinha uma afeição especial por ela. Ao longo dos séculos, a esmeralda foi conhecida e valorizada em muitas culturas. Adornava frequentemente as jóias e as vestes dos governantes, enquanto os pesados colares de esmeraldas decoravam os decotes das rainhas e princesas ao longo dos tempos. Já na Antiguidade, era-lhes atribuído um poder especial. As pessoas acreditavam que a esmeralda afectava a capacidade de prever o futuro, protegia contra feitiços malignos, ajudava a distinguir a verdade da falsidade e protegia contra a traição. Por isso, segundo uma lenda, a pedra esmeralda desfaz-se em caso de insinceridade de um dos cônjuges.
Hoje em dia, a esmeralda é chamada a pedra do amor, simboliza a fidelidade, a paz, a harmonia, a segurança e também o renascimento, razão pela qual adorna frequentemente os anéis de noivado e é também uma escolha frequente como prenda de aniversário de casamento, geralmente 20, 35 e 55 anos. A sua cor invulgar, frequentemente designada por verde esmeralda, simboliza também a primavera e o despertar para a vida, razão pela qual as jóias de esmeralda são um ótimo presente com mensagem para os nascidos em maio. É também frequente encontrar-se que a esmeralda é considerada a pedra de nascimento de maio.
Atualmente, as esmeraldas são extraídas principalmente na Colômbia, no Brasil e na Zâmbia, mas os maiores e mais valiosos exemplares provêm da Colômbia, que se distinguem por uma cor verde-escura intensa e sumarenta. Vale a pena saber que a singularidade das esmeraldas é evidenciada principalmente pelo tipo e grau de inclusões, ou seja, pequenas imperfeições, bem como pela sua cor única. Quanto maior for a transparência da pedra e a riqueza da cor, maior será o valor da pedra. Alguns exemplares com grande transparência e cor única podem ser mais caros do que os diamantes.
Obviamente, o preço de uma pedra é também influenciado pelo seu tamanho. As esmeraldas verdes da nossa oferta provêm da Colômbia. Têm um valor elevado de 7,5 – 8 na escala de dureza de Mohs e são caracterizadas por um brilho vítreo – obtido através de um corte facetado. Oferecemos pedras sob a forma de contas com um diâmetro de 3 mm e 6 mm com um orifício, para que possam ser facilmente enfiadas em vários tipos de cordões de jóias – para fazer pulseiras, bem como em alfinetes de prata ou fios de jóias – para fazer colares e brincos. As contas são populares no fabrico de pulseiras elásticas compostas por pedras, bolas de prata e outros espaçadores decorativos.
As nossas esmeraldas caracterizam-se por cores suaves e equilibradas, graças às quais combinam na perfeição com prata, ouro, outras pedras e até com pérolas muito em voga. Os materiais de joalharia sob a forma de correntes de prata e ouro, separadores, fechos de jóias, alfinetes ou extensões de correntes, realçarão perfeitamente a beleza destas pedras. Também vale a pena experimentar o banho de ouro, o banho de ouro rosa ou o banho de ródio para diversificar ainda mais as suas colecções. As esmeraldas são recomendadas para as pessoas sob o signo de: Áries, Leão, Touro, Gêmeos, Câncer e Escorpião.
Rubi
O rubi é uma variedade vermelha de corindo e a segunda das três grandes pedras preciosas coloridas mais valiosas do mundo. É uma das gemas mais antigas, mais raras e mais respeitadas. O seu nome deriva da sua cor, e vem da palavra latina “rubeus” – que significa vermelho. Há séculos, esta pedra vermelha era valorizada pela sua cor, que simbolizava o amor, o desejo e a paixão pela vida.
No passado, era frequentemente usada como amuleto por governantes e sacerdotes, pois acreditava-se que assegurava a vitória nas batalhas, bem como a segurança, a saúde e a prosperidade. Os rubis mais bonitos são extraídos da Birmânia e do Ceilão, mas também se encontram na Ásia, na Austrália, na América do Norte e do Sul, bem como na Europa.
O rubi natural apresenta-se em cores de várias saturações de vermelho, desde ligeiramente alaranjado, cor-de-rosa, passando pelo sanguíneo, até ao púrpura. O mais valioso e o mais raro, e portanto o mais desejável, é o rubi sangue de pombo, que é vermelho com um delicado brilho azul, e geralmente vem da Birmânia. No entanto, o valor de um rubi é influenciado não só pela sua cor, mas também pela sua transparência. Uma das principais características da pedra de rubi são as numerosas inclusões no seu interior, que atestam a sua singularidade, naturalidade e, muitas vezes, também o local de origem.
No mercado da joalharia, as pedras com uma cor viva e uma grande transparência são as mais valorizadas, mas no caso desta pedra, acontece frequentemente que as inclusões aumentam o valor da pedra, graças a outros fragmentos minerais, que reflectem a luz e criam um efeito de estrela. O preço de um rubi é também influenciado pelo seu brilho, que é mais frequentemente obtido por um corte facetado.
Esta pedra preciosa vermelha caracteriza-se, além disso, pelo fenómeno do pleocroísmo, ou seja, a cor muda em função do ângulo de incidência da luz, enquanto que à luz ultravioleta – apresenta frequentemente luminescência.
O rubi, juntamente com a sua irmã safira, depois do diamante e da moissanite, é uma das pedras preciosas mais duras – com um valor de 9 na escala de Mohs.
Os rubis da nossa oferta são extraídos no Ceilão e polidos na Índia – o país com maior experiência no processamento de pedras preciosas. Têm a forma de contas facetadas com um orifício de 6 mm e 3 mm de diâmetro, para que possa criar pulseiras de contas fenomenais.
As pedras da nossa oferta são também a escolha perfeita para criar brincos sofisticados de rubi em correntes de prata, colares de contas e colares com pingentes. O rubi vermelho harmoniza-se lindamente com prata, prata dourada e elementos banhados a ouro rosa.
As jóias com rubi são um presente perfeito para os nascidos em julho, por isso é também chamada de pedra de nascimento de julho. É também uma escolha popular como prenda de aniversário de casamento, mais frequentemente no 15º ou 40º aniversário. Os rubis são recomendados para pessoas sob o signo de Áries.
Safira
A safira é a última das três, a seguir à esmeralda e ao rubi, a pedra preciosa colorida mais desejada e apreciada do mundo. A pedra safira, tal como o rubi, é um tipo de corindo, pelo que as suas propriedades são idênticas, exceto a cor, pois a safira é a sua versão azul. Por esta razão, juntamente com o rubi, ocupa o segundo lugar – logo atrás do diamante e da moissanite, em termos de dureza, que é 9 na escala de Mohs.
O seu nome deriva da palavra hebraica “sappir”, que significa limpo. Já na Antiguidade, atribuía-se à safira natural um poder mágico, era considerada uma pedra divina, simbolizando a juventude eterna e a imortalidade. A safira azul celeste era associada aos deuses, e a sua pureza e fenomenalidade fizeram desta pedra um amuleto usado pelos governantes e pelo clero, protegendo contra o mal e proporcionando a bênção divina.
Atualmente, esta pedra preciosa azul é um símbolo de amor, pureza e fidelidade, razão pela qual é uma escolha frequente para um anel de noivado. Vale a pena mencionar que as pedras preciosas de safira adornam a coroa do estado britânico, que é o tesouro mais precioso de Londres, bem como o anel de noivado da Princesa Diana. Além disso, o 65.º aniversário do reinado da Rainha Isabel II, celebrado em 2017, foi batizado de “jubileu de safira”.
As safiras mais valiosas são extraídas do Sri Lanka e da Birmânia, mas também se encontram na Austrália, na América do Norte, na América do Sul e na Europa. A pedra mais popular é a safira azul profunda, mas também pode ser encontrada noutras tonalidades, desde o azul claro, passando pelo cinzento, castanho, verde, roxo, amarelo-alaranjado, vermelho-alaranjado, roxo, azul-marinho até ao preto.
As safiras naturais ocorrem frequentemente na natureza como cristais negros, e as suas cores maravilhosas são realçadas no processo de aquecimento da rocha e de limpeza das suas superfícies. As gemas de safira, tal como os rubis, apresentam o fenómeno do pleocroísmo e da luminescência à luz UV, e as mais valiosas são as que apresentam uma elevada transparência e cores intensas – associadas à profundidade do oceano.
No mundo da joalharia, é também muito valorizada a safira estrela, que se distingue pelo efeito de asterismo, ou seja, uma estrela de seis ou doze raios visível na superfície da pedra, que é formada por minúsculas estrias e irradiações de outros minerais aprisionados no interior da pedra. As safiras que propomos são extraídas na Birmânia e lapidadas na Índia – no país com a mais longa tradição de transformação de pedras preciosas. Estas pedras azuis têm a forma de contas facetadas com um orifício, com um diâmetro de 6 mm e 3 mm, o que as torna um excelente material para pulseiras com achados decorativos de joalharia, colares de correntes de prata e brincos. Devido à sua tonalidade, estas pedras devem ser combinadas com prata, pois neste dueto, conseguem fazer sobressair o mais belo da beleza de uma mulher.
As jóias com safira são uma ideia perfeita para presentear as pessoas nascidas em setembro, por isso esta safira natural é também chamada pedra de nascimento de setembro.
As safiras são recomendadas para pessoas do signo de: Áries, Touro, Leão, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio e Aquário.

Jóias de prata com pedras
As pedras preciosas valiosas, bem como os achados de jóias em prata e ouro, são essenciais para os fabricantes de jóias, por isso estamos constantemente a expandir a nossa oferta e a inspirar-nos para fazer jóias de acordo com as nossas próprias ideias. As jóias com pedras preciosas são consideradas as jóias mais elegantes que uma mulher pode ter, por isso apresentamos algumas sugestões abaixo. As pedras com um orifício para contas são avidamente escolhidas e utilizadas como elemento de obras-primas bonitas e modernas, graças às quais é possível criar padrões invulgares. Podem ser utilizadas para fazer uma variedade de pulseiras, colares e brincos. A primeira fotografia abaixo mostra um exemplo de brincos de contas com esmeraldas. Os brincos compridos com pedras preciosas são uma combinação original de pedras com achados em prata de lei, que cativará toda a gente pela sua beleza e estilo não convencional.
Esta pedra preciosa de cor verde cria uma combinação perfeita com os engastes de prata preenchidos com resina epóxi, razão pela qual é frequentemente uma inspiração para artistas e artesãos. Basta colocar esmeraldas com um diâmetro de 6 mm e 3 mm em alfinetes de olho. Depois, com a ajuda de um alicate, dobrar o laço na extremidade reta do alfinete e ligá-lo aos brincos, e o outro lado a um pendente de resina epóxida. Esta composição permitirá criar brincos de prata únicos com pedras preciosas e, recentemente, resina epóxi muito na moda.
Para os adeptos de jóias delicadas, propomos um colar de safiras constituído por uma corrente de âncora subtil, enriquecida com um pendente de prata em forma de alfinete de olho, no qual pode enfiar safiras ou outras pedras, e decorá-las com achados de contas ou outras decorações. A base do colar também está disponível em dourado e dourado rosa, bem como em ródio claro e platina. O alfinete de olho ligado à corrente tem 0,8 mm de espessura e 30 mm de comprimento, mas é possível encomendar um alfinete adicional com um comprimento, diâmetro ou extremidade diferentes. Esta pedra preciosa azul combina perfeitamente com elementos banhados a ouro, e as jóias de safira com elementos de prata serão uma ideia perfeita para presentear em qualquer ocasião. Um exemplo de um colar de safiras é mostrado na segunda foto abaixo.
Outra proposta, visível na terceira foto, são os rubis mágicos num dueto com correntes rolo, sob a forma de pingentes para brincos. Para os fazer, basta obter brincos de pino, correntes a granel – neste caso, de preferência com uma trama rolo – devido aos elos maiores, e alfinetes de prata – nos quais enfiamos as pedras, e os nossos brincos de pedras de rubi estão prontos. Para além dos elos rolo, temos também correntes noutras tramas, tais como: âncora, curb, rombo, cardano, pipoca, singapura, figaroa, royal, caixa, cobra, entrelaçada, corações e correntes de bolas. Se decidir criar jóias a partir de correntes com elos pequenos, recomendamos que as solde com elementos como pontas de jóias.
As missangas também podem ser utilizadas para criar vários tipos de pulseiras. Para este efeito, enfie as pedras num cordão elástico para jóias, de acordo com o seu gosto e preferências, escolha materiais para fazer jóias, como contas de engaste, bolas de prata, espaçadores ou tubos de prata, e dê vários nós nas extremidades do cordão. Com todos os elementos acima referidos, poderá criar pulseiras criativas e coloridas com prata e pedras. A esmeralda, a safira e o rubi são adequados para prata, ouro e ouro rosa, bem como para peças em bruto de prata banhadas a ródio, graças às quais pode criar peças de joalharia valiosas, do início ao fim, de acordo com a sua própria ideia. Pode selecionar individualmente os achados para as pulseiras, de acordo com as preferências dos seus clientes, combinando as espécies, cores e tamanhos das pedras, razão pela qual as jóias com pedras adquirem um novo significado e constituem uma excelente ideia para um presente único. Um exemplo de pulseira com pedras é mostrado abaixo na quarta foto.
Outra inspiração que merece atenção é a combinação de safiras com pérolas, que tem dominado as tendências de jóias das últimas temporadas. Para fazer uma pulseira ou um colar, basta obter um fio de pérolas pronto a usar, para pulseiras, ou pérolas, para colares, e ligá-los a pedras enfiadas num fio de bijutaria. A pulseira de safiras da foto 5 não é elástica, pelo que recomendamos que a finalize com fechos maciços decorativos e recentemente muito em voga. Têm anéis adicionais que permitem colocar outras decorações. No nosso caso, são pedras preciosas, enfiadas em alfinetes de cabeça e presas ao fecho de prata. Para tornar a pulseira ainda mais atraente, entre as pedras, inserimos bolas de prata ao estilo das contas de diamante, que, para além do papel visual, funcionam também como separadores.
As pulseiras de pedras preciosas são uma escolha frequente dos criadores de jóias, porque misturando diferentes tipos, tamanhos e cores de pedras, bem como decorando-as e terminando-as com elementos prateados ou dourados, podem criar designs únicos sem limites. E para os fãs de pormenores mais cintilantes, recomendamos as contas bicone de cristal.
a 925CRAFT, enquanto fabricante de artigos de joalharia em prata e ouro e grossista de pedras preciosas, oferece todas as pedras de fontes fiáveis e legais, pelo que o encorajamos a familiarizar-se com a nossa oferta de pedras naturais e a utilizá-las para criar designs originais que serão apreciados pelos seus clientes. O que nos autentica – são milhares de clientes satisfeitos, bem como mais de 35 anos de experiência na indústria da joalharia, por isso, se valoriza a mais alta qualidade dos materiais para a confeção de jóias, os nossos produtos irão ao encontro das suas expectativas. Pedras preciosas para o fabrico de jóias e pedras semi-preciosas estão disponíveis no nosso site, por isso convidamo-lo a familiarizar-se com elas e a criar jóias com pedras, que são as mais valorizadas e desejadas pelas mulheres em todo o mundo.
Para além das pedras naturais em forma de missangas, oferecemos também pedras redondas para colar. Estas têm formas idênticas às do Swarovski Rivoli, que foi descontinuado recentemente, pelo que pode substituí-las pelas nossas novas pedras nas suas colecções. Oferecemo-las em vários tipos e cores para que todos possam combiná-las com estilos individuais. Descubra as pedras naturais GAVBARI Rivoli.
Para saber mais:
Verificar novo: Pedras naturais GAVBARI Rivoli
Descubra o que podemos fazer por si: Serviços de joalharia CNC
Se achou este artigo valioso, agradecemos que goste, partilhe com outros ou comente, o que nos dará energia para escrever mais artigos. Obrigado e tenha um bom dia!


















